sábado, 22 de agosto de 2009

21° Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura (Js 24,1-2a.15-17.18b)

Livro de Josué:
Naqueles dias, Josué reuniu em Siquém todas as tribos de Israel e convou os anciãos, os chefes, os juizes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus. Então Josué falou a todo o povo: "Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses, a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor". E o povo respondeu, dizendo: "Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir a deuses estranhos. Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo é quem nos tirou do Egit, da casa da escavidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos, e nos guardou por todos os caminhos, por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é nosso Deus".
Palavra do Senhor!

Salmo Responsorial (Sl 33)

- Provai e vede quão suave é o Senhor!
Provai e vede quão suave é o Senhor!

- Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
Seu louvor estaré sempre em minha boca.
Minha alma se gloria no Senhor,
Que ouçam os humildes e se alegrem!

- O Senhor pousa seu olhos sobre os justos,
e seu ouvido está atento ao seu chamado;
Segunda Leitura (Ef 5, 21-32)
Irmãos: Sede submissos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres submetam-se aos maridos como ao Senhor, porque o marido é a cabeça da mulher, como Cristo é a cabeça da Igreja, seu Corpo, do qual é o Salvador. Ora, como a Igreja se submete a Cristo, assim também as mulheres se devem submeter em tudo aos maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela. Ele quis santificá-la, purificando-a no baptismo da água pela palavra da vida, para a apresentar a Si mesmo como Igreja cheia de glória, sem mancha nem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e imaculada. Assim devem os maridos amar as suas mulheres, como os seus corpos. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Ninguém, de facto, odiou jamais o seu corpo, antes o alimenta e lhe presta cuidados, como Cristo à Igreja; porque nós somos membros do seu Corpo. Por isso, o homem deixará pai e mãe, para se unir à sua mulher, e serão dois numa só carne. É grande este mistério, digo-o em relação a Cristo e à Igreja.
Palavra do Senhor.
Evangelho (Jo 6, 60-69)
Naquele tempo, muitos discípulos, ao ouvirem Jesus, disseram: "Estas palavras são duras. Quem pode escutá-las?". Jesus, conhecendo interiormente que os discípulos murmuravam por causa disso, perguntou-lhes: "Isto escandaliza-vos? E se virdes o Filho do homem subir para onde estava anteriormente? O espírito é que dá vida, a carne não serve de nada. As palavras que Eu vos disse são espírito e vida. Mas, entre vós, há alguns que não acreditam". Na verdade, Jesus bem sabia, desde o início, quais eram os que não acreditavam e quem era aquele que O havia de entregar. E acrescentou: "Por isso é que vos disse: Ninguém pode vir a Mim, se não lhe for concedido por meu Pai". A partir de então, muitos dos discípulos afastaram-se e já não andavam com Ele. Jesus disse aos Doze: "Também vós quereis ir embora?". Respondeu-Lhe Simão Pedro: "Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus".
Palavra da salvação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário